terça-feira, 16 de julho de 2013

Manobras de aeromodelos

Algumas manobras para realizar com aeromodelos.

FACA

Com o motor a toda potência, puxe os comandos do leme e aileron em sentidos opostos. Vá aplicando leme até o avião ficar nivelado. Obs.: Alguns modelos necessitam de comando total de leme.





LOOPING

Faça um vôo alinhado em baixa altitude e com toda a potência do motor. Comece a cabrar lentamente até o avião transcrever um meio círculo e ficar de dorso. Depois disso, reduza um pouco a potência ( meio motor ou menos) mas continue cabrando até o avião terminar de traçar o circulo. A saída do looping deve ser na mesma altitude em que foi iniciado.





LOOPING DE DORSO 

Este looping requer somente mais experiência em vôos invertido (dorso) e uma boa velocidade. Comece picando o avião até ele transcrever meio círculo, reduza o motor pela metade, continue picando até completar o looping. Obs.: Veja se seu aeromodelo têm bom comando de dorso, se não tiver aconselhamos não fazer esta manobra. Sempre termine um looping na altura em que foi iniciado.


LOOPING QUADRADO

Inicie o looping e faça as manobras de direção com maior velocidade, porém ao entrar na trajetoria nivele o avião.





OITO CUBANO

Inicie  a manobra como no looping, quando o avião chegar no dorso, coloque-o em uma descida de 45°, vire ( ele estará de dorso, você terá que nivelá-lo) e puxe para repetir a manobra.





TUNÔ (TUNEAUX) 

Nivele o avião e faça uma passagem sobre a pista, cabre um pouco e puxe o comando de aileron para  lado desejado. Obs.: Recomenda-se para iniciantes fazer esta manobra no eixo da pista mas não nela.




HAMMERHEAD  (STALL TURN)


Em alta altitude, inicie com motor total, cabre a aeronave de modo que suba no angulo de 90° até que entre em stall (quando perde velocidade e inicia queda), gire a aeronave mais 90° com comando de leme e deixe perder altitude ganhando velocidade, então nivele e diminua motor.





VÔO INVERTIDO (DORSO)

Inicie nivelando a aeronave, gire 180° no eixo da aeronave de modo que fique invertida (barriga pra cima), nivele com os comando contrarios, girre mais 180° para sair do vôo invertido. Obs.: Recomenda-se para iniciantes fazer a manobra longe da pista e em altas altitudes. Cheque os comando de dorso do aeromodelo.








Informações e imagens .gif retiradas de outro blog, creditos:  Blog do ACA ( www.acamg.blogspot.com.br )

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