FACA
Com o motor a toda potência, puxe os comandos do leme e aileron em sentidos opostos. Vá aplicando leme até o avião ficar nivelado. Obs.: Alguns modelos necessitam de comando total de leme.
Faça um vôo alinhado em baixa altitude e com toda a potência do motor. Comece a cabrar lentamente até o avião transcrever um meio círculo e ficar de dorso. Depois disso, reduza um pouco a potência ( meio motor ou menos) mas continue cabrando até o avião terminar de traçar o circulo. A saída do looping deve ser na mesma altitude em que foi iniciado.
LOOPING DE DORSO
Este looping requer somente mais experiência em vôos invertido (dorso) e uma boa velocidade. Comece picando o avião até ele transcrever meio círculo, reduza o motor pela metade, continue picando até completar o looping. Obs.: Veja se seu aeromodelo têm bom comando de dorso, se não tiver aconselhamos não fazer esta manobra. Sempre termine um looping na altura em que foi iniciado.
LOOPING QUADRADO
Inicie o looping e faça as manobras de direção com maior velocidade, porém ao entrar na trajetoria nivele o avião.
OITO CUBANO
Inicie a manobra como no looping, quando o avião chegar no dorso, coloque-o em uma descida de 45°, vire ( ele estará de dorso, você terá que nivelá-lo) e puxe para repetir a manobra.
TUNÔ (TUNEAUX)
Nivele o avião e faça uma passagem sobre a pista, cabre um pouco e puxe o comando de aileron para lado desejado. Obs.: Recomenda-se para iniciantes fazer esta manobra no eixo da pista mas não nela.
HAMMERHEAD (STALL TURN)
Em alta altitude, inicie com motor total, cabre a aeronave de modo que suba no angulo de 90° até que entre em stall (quando perde velocidade e inicia queda), gire a aeronave mais 90° com comando de leme e deixe perder altitude ganhando velocidade, então nivele e diminua motor.
VÔO INVERTIDO (DORSO)
Inicie nivelando a aeronave, gire 180° no eixo da aeronave de modo que fique invertida (barriga pra cima), nivele com os comando contrarios, girre mais 180° para sair do vôo invertido. Obs.: Recomenda-se para iniciantes fazer a manobra longe da pista e em altas altitudes. Cheque os comando de dorso do aeromodelo.
Informações e imagens .gif retiradas de outro blog, creditos: Blog do ACA ( www.acamg.blogspot.com.br )
Tah aaaallllto!
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